Powered by Blogger.

Perigos em tatuagens de henna

Tatuagens de Henna são bonitas, criativas e temporárias. Muitas vezes em eventos, festivais e mesmo nas praias, encontramos alguns estandes, ou ambulantes oferecendo-se para aplicar as tattoos de henna por preços bem módicos. Fica praticamente impossível resistir a ter uma linda tatuagem tribal temporária, seja no pulso, perna, pescoço ou cóccix.

Infelizmente um produto aparentemente inofensivo como a henna pode causar alergias e queimaduras na pele. Saiba os motivos, e como evitar os perigos das tatuagens temporárias de Henna.

Henna é um corante extraído da casca e das folhas secas de uma planta chamada Lawsonia inermis. Possui cor avermelhada, próxima a cor de ferrugem. Utilizada como corante de cabelos e muito difundida e utilizada na Índia como tatuagem temporária há milênios. Há indícios de múmias egípcias que utilizavam a henna como sinal de status.

Mas se a henna é tão comumente usada nos países do oriente, porque ela pode causar queimaduras e alergias? A resposta é simples. A adição de produtos químicos para dar coloração negra a henna são extremamente tóxicos.
Um desses produtos é a Parafenilenodiamina: que ao ser misturada a henna proporciona uma secagem mais rápida, uma coloração mais intensa e uma maior definição do desenho da tatuagem.

A Parafenilenodiamina é utilizado em tinturas de cabelo, mas não pode ultrapassar de 6% do total do produto e mesmo assim há relatos de queimaduras e alergias. Nas tintas de henna, por não haver um controle, essa proporção pode chegar a incríveis 15%, o que potencializa em muito a toxidade do produto.

A reação de Dermatite de contato alérgica causado pela Parafenilenodiamina, não ocorre normalmente na primeira utilização, é preciso ocorrer uma sensibilização ao produto através de seguidas aplicações no mesmo local. ( não quer dizer que não possa ocorrer já na primeira vez em que se faz a tatuagem de henna ).

Os sintomas começam com uma leve coceira, podendo evoluir para um alto relevo do desenho, em forma de inchaço, obedecendo o traçado do desenho. Em seu estado mais crítico podem ocorrer bolhas e erupções cutâneas. cura para essas queimaduras se dá com a remoção dos pigmentos do corante de henna e com o auxílio de pomadas especificadas por um dermatologista.

Com a sensibilização do indivíduo, podem ocorrer efeitos colaterais, posteriores e sem aparente explicações ao se utilizar determinados remédios e produtos tais como :
- Protetores solares contendo o ácido para-aminobenzóido.
- Remédios que contenham sulfa.
- Remédios para diabetes pertencentes à família de sulfoniluréias.
- Anestésicos locais do grupo de benzocaína.
- Remédios antinflamatórios do grupo “Celecoxib”.

Mas e então, o que fazer para poder utilizar tatuagem de henna com segurança? Simples. Fuja de hennas negras. Só adquira corante de henna natural cor-de-ferrugem sem aditivos químicos.E caso queira uma segurança maior, procure um tatuador de confiança, com o selo de Vigilância sanitária em dia. Certamente um tatuador estabelecido e conceituado usará sempre os produtos mais adequados e longe de aditivos químico mais perigosos.




tatuagem de henna original nos pésTatuagem de henna original e não tóxica, na cor vermelho ferrugem.


queimadura por tatuagem de henna tóxicaCaso gravíssimo de Dermatite de contato alérgica caudada por uso de tatuagem henna aditivida com produtos tóxicos para dar coloração negra.

No comments:

Post a Comment