Powered by Blogger.

Significados e Fotos de Tatuagens em Latim

A leitora LÍVIA GUEDES, nos mandou um email sugerindo algumas tatuagens com frases em latim. A grande dificuldade não é exatamente encontrar as tatuagens , mas saber o significado do latim em português e muitas vezes é difícil ler o que está escrito, devido a tipografia usada.
Entre as dezenas de tattoos em latim, encontrei algumas bastante interessantes em seu significado.

No final desta postagem eu vou indicar um site que é um dicionário de frases do latim para o portugues. Nesse site existem milhares de frases que podem ajudar a incrementar a sua tatuagem.




Alis volat propriis voa com suas próprias asas Alis volat propriis = voa com suas próprias asas
É uma frase muito empregada por amantes da liberdade, que acreditam em suas próprias capacidades de serem independentes.


infragilis et tenera = Forte e macio trata-se de um axioma, algo que é uma verdade, mas que permite que a partir dali se tenha novas verdades. Uma boa analogia seria o vento. que pode ser devastador mas mesmo assim é macio.

Poena par Sapientia = Dor equivale a sabedoria. Ou seja, para se atingir a sabedoria é preciso enfrentar muitos obstáculos, não é tarefa fácil Ou ainda pode indicar que a dor nos torna mais sábios, quando abrimos nossas mentes e nos dedicarmos a entende-la. A dor que se refere a frase, não é a dor física em si. Mas a dor metafisica que sentimos durante a vida.



Ad aspera per aspera ou
Per ardua ad astra = Das dificuldades chega-se as estrelas
Essa frase se encontra no brasão, da Real Força Aérea britânica - Royal Air Force- RAF. Indica que vencer as dificuldades te levará a conquistar qualquer coisa.



Quod me nutrit me destruit = o que me alimenta me destroi. A é de frase de Friedrich Nietzsche que ficou famosa por essa tatuagem feita no ventre de Angelina Jolie.






Drago dormiens nunquam titillandus = Nunca faça cócegas num dragão adormecido. Essa frase foi utilizada pela escritora J.K. Rowling em seu livro Harry Potter. Equivale ao nosso ditado popular, nunca cutuque uma onça com varas curtas.




SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS = É Trata-se de um Palindromo, conhecido como "quadrado mágico" ou quadrado SATOR. Note que a frase pode ser lida em diversos sentidos esquerda para a direita, da direita para a esquerda, de cima para baixo, de baixo para cima. Simboliza o processo do Criador que faz da vida do ser um processo cíclico. Algo como o amor homem para a mulher, da mulher para o homem, do presente para o passado, do passado para o presente. Surgiro a leitura do site Hermanubis para melhor compreensão deste fantástico Palindro Cabalistico.

aut viam inveniam aut faciam = ou encontro o caminho ou eu mesmo o abrirei. O sentido dessa frase corresponde a persistência, a garra e a vontade.


Que tal encontrar mais frases e expressões em latim traduzidas para o português? Henerik Kocher criou um site na internet que
expressões, citações extraídas de textos de autores de várias épocas, citações da Vulgata Latina, provérbios, máximas jurídicas, etc. São mais de 30 mil frases.

Clique e conheça o site do DICIONÁRIO DE EXPRESSÕES E FRASES LATINAS
Para navegar no site é fácil. Escolha a letra de A a Z e depois procure na lista a ordem alfabética mais próxima da sua frase. e depois em sua letra mais numero correspondente. Tipo A1 , A2 , B1, B2 Z1,Z2.

Sors bona... Boa sorte


No comments:

Post a Comment